Escola bíblica dominical com tema Fé e Ciência

Edição 72 - Fé e Ciência


Edição 72 - FÉ E CIÊNCIA 

“... o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas...” (Rm 1.19-20).

Não há qualquer contradição entre a fé bíblica e a verdadeira ciência ou o conhecimento científico sério. Na verdade, o que existe mesmo são pessoas que se recusam a crer no Deus da Bíblia, então, usam argumentos “científicos” para negá-lo. Deus não tem que provar a ninguém que existe, mas é muito fácil descobrir esse fato analisando, por exemplo, a criação ou aquilo que a Bíblia declara ser a obra das mãos de Deus. Um famoso cientista do passado declarou o seguinte sobre isso: “Quanto mais eu estudo a natureza mais fico impressionado com a obra do Criador. Nas menores de suas criaturas Deus colocou propriedades extraordinárias...” (Louis Pasteur – 1822-1895/ via Internet).

Louvamos a Deus pela vida do pastor Carlos Vinicius que se lançou numa demorada e exaustiva pesquisa para escrever a presente revista. Cada capítulo aqui explanado tem o objetivo principal de revelar o perfeito sincronismo que há entre a fé bíblica e a ciência séria.

Não negamos que a ciência está muito presente em nosso cotidiano, e que ela existe mesmo para melhorar a nossa vida em muitos aspectos. No passado, por exemplo, uma pessoa poderia morrer de gripe e uma infecção de garganta já ceifou a vida de milhares, antes da invenção da penicilina. Mas muita gente que crê mais na ciência do que no Deus das Escrituras, acabam chegando à triste realidade de que a ciência é limitada e não pode preencher o vazio que há na alma humana (Sl 100.3).

Nossa base de fé e prática é e sempre será a Palavra de Deus, é nela que estão baseadas as nossas crenças (ex: salvação e vida eterna com Jesus; céu e inferno etc.) e esperança para o aqui e agora e também em relação ao futuro. Como disse antes, não é pequeno o número de pessoas que manifestam dificuldade para crer nas Escrituras. Por outro lado, essas mesmas pessoas são, digamos assim, escravas da ciência. Mas será que precisamos de “apoio” cientifico para crer em Jesus? Absolutamente não! Não é a fé (bíblica) que se rende a ciência, mas o contrário é verdadeiro, pois, a Palavra de Deus é a verdade absoluta.

É a Bíblia que dá a melhor definição do que é fé; vejamos: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1 – NTLH). A fé é comunicada ao homem pelo próprio Deus. A salvação em Cristo produz a chamada “fé salvadora” (Rm 10.17), que pode crescer e se fortalecer, à medida que aprofundamos a nossa devoção a Deus, pela oração e estudo meditativo e aplicativo das Escrituras.

Qualquer dicionário do vernáculo traz definições sobre o que é ciência; mas vejamos um exemplo em especial: “Conjunto de conhecimentos sistemáticos, decorrentes de estudos, observações, experimentos etc.; Ramo de conhecimento que sistematiza fatos, princípios e métodos” (Dicionário Sacconi).

O estudo a respeito da fé e ciência é demoradamente trabalhado nos treze capítulos desta revista. Seu autor, um estudioso do tema, depois de anos de pesquisa nos brinda com temas valiosos, como a precisão da Bíblia (lição 3), a vida pré-histórica (lição 8), as falsas ciências (lição 10), entre outros. Portanto, só nos resta “beber” dessa fonte e compartilhar com outros que estão igualmente sedentos do conhecimento que lhes fará crescer na sua vida espiritual e melhorar o seu entendimento de temas ligados à verdadeira ciência.

Pastor Walter Bastos;
Diretor JUNEC

 Tema dos Estudos: 

- Lição 01 | FÉ E CIÊNCIA
- Lição 02 | A RELIGIÃO CIENTÍFICA
- Lição 03 | A PRECISÃO DA BÍBLIA
- Lição 04 | CIÊNCIA E SABEDORIA
- Lição 05 | CIÊNCIA ACIMA DA FÉ: PERIGO!
- Lição 06 | COMO TUDO COMEÇOU
- Lição 07 | SERIA FATO A TEORIA?
- Lição 08 | A VIDA PRÉ-HISTÓRICA
- Lição 09 | OS SEIS DIAS DA CRIAÇÃO
- Lição 10 | AS FALSAS CIÊNCIAS
- Lição 11 | A CIÊNCIA NOS DIAS ATUAIS
- Lição 12 | A CIÊNCIA NOS ÚLTIMOS DIAS
- Lição 13 | A FÉ NOS DIAS ATUAIS E NOS ÚLTIMOS DIAS

Comentários