ENTREVISTA COM O VEREADOR HERBET TORRES


A FOLHASJS entrevista o vereador da oposição, Herbert Torres (PP). Ele é o segundo da série a ser entrevistado pelo blog.

PEFRFIL: Herbert Torres, vereador de segundo mandato, de oposição e filho do ex-prefeito Edmilson Frazão e da professora Antonia Torres.

FOLHA- O que o povo ainda pode esperar do vereador Herbert Torres?
HERBERT TORRES- Um amigo de todas as horas, que está disposto a ajudar no que for possível, com o mesmo trabalho e dedicação de sempre.

FOLHA- O senhor é opositor polêmico. Em que ponto o senhor considera esse fato positivo para o povo?

HERBET TORRES- O papel da oposição ao longo da história é essencial. As maiores conquistas populares ganharam muita força com a oposição. Para citar um exemplo, o processo de redemocratização no Brasil após a ditadura tem que se fazer uma oposição ética e responsável em cima dos erros que toda gestão tem, falando sempre a verdade e com provas de tudo que é dito. Dessa maneira, a gente cobra do gestor municipal as soluções dos problemas que afligem a nossa população.

FOLHA- O senhor é do PP, tem candidatura própria ou há uma possibilidade de coligação com outros partidos?

HERBET TORRES- O caminho natural de todos os partidos, num pleito eleitoral, é buscar alianças com outros para que se forme um grupo unido, forte e com chances reais de alcançar a vitória.

FOLHA- Na oposição é possível fazer política de forma responsável?

HERBET TORRES- Sim, é possível fazer uma política de forma mais digna, pois quando um vereador está a oposição ele não tem que se render às vontades do prefeito.

FOLHA- Em nosso município, o problema de energia é crônico e piora nesse período, quando começa a chover, principalmente no Itararé e envolvendo o bairro Santa Fé. O senhor, como autoridade, representante e fiscal do povo, debate esse problema?

HERBET TORRES- Ao longo dos meus anos de mandato, por várias vezes, foram feitas reivindicações para a antiga Cepisa, hoje Eletrobras, através de ofícios, telefonemas, reuniões com o diretor da Cepisa da região de Campo Maior. Inclusive, vale ressaltar que esse problema atinge todo o estado e uma das minhas preocupações é com relação ao Programa Luz para Todos, porque aumenta a demanda, o consumo e não se faz investimento na geração e distribuição de energia.

FOLHA- Nestes sete anos de vereador, quais são os benefícios trazidos à população?

HERBET TORRES- Uma das funções do vereador é ouvir as reivindicações da população e levá-las ao conhecimento do gestor municipal e ao longo do tempo em que estou exercendo esse mandato, tenho procurado resolver os problemas e questões que chegam ao meu conhecimento.


FOLHA- Faça um análise da adminstração municipal

HERBET TORRES- É uma administração que valoriza muito a mídia,
principalmente através de matérias pagas para valorizar a imagem do prefeito, e
que se esquece de resolver os problemas da população, pra citar um exemplo, um
dos principais problemas da nossa cidade, é a falta d’água, e o prefeito
inaugurou desde dezembro de 2010 um reservatório de água, construido pela Agespisa,
e que hoje, já em novembro 2011 nunca funcionou, outra coisa que mim causa estranheza
é que as obras realizadas pelo governo do estado no nosso município, além da
péssima qualidade são executadas pelo próprio prefeito, um exemplo são as
estradas, que na primeira chuva já ficam intrafegáveis, pra citar outro
exemplo, esta estrada que liga São João da Serra a Santa Cruz dos Milagres, o
valor da obra é de R$ 485. 000,00 reais e o serviço executado não condiz com
este valor, ainda outro exemplo, a quadra de esporte com a verba de R$ 90.000,00
reais pra reforma que não condiz com este valor. Pra fechar o raciocínio o
prefeito usa a estrutura da prefeitura para se autopromover, é uma gestão de
muita conversa e pouca ação

FOLHA- Como o senhor se auto avalia nesse pleito e quais são suas pretensões para os próximos anos dentro da política municipal?

HERBET TORRES- Sou uma pessoa que encara a política como algo sério, que não gosto de prometer o que não posso fazer e, acima de tudo, quero ressaltar que para se fazer oposição é preciso ter coragem, pois os problemas da população são grandes e quando se é vereador da situação há o prefeito para resolver. Já na oposição, a gente tem que se virar para resolver. Quanto as minhas pretensões políticas, pretendo continuar meu trabalho sempre de forma responsável, buscando o bem do meu povo, sempre dentro da ética, da moralidade, da transparência e buscando o objetivo de crescer politicamente.

FOLHA- Deixe uma mensagem ao povo de São João da Serra.

HERBET TORRES- Minha mensagem para o povo da cidade é de gratidão pelos mandatos a mim confiados. Espero continuar sendo merecedor da confiança, da amizade e respeito do povo da minha cidade.



Comentários

  1. gostei das palavra do veriador, eu mesmo não estando ai seu que tudo que ele falou é verdade o povo precisa de mas apoio. do prefeito

    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, caro vereador. A sua entrevista é uma valiosa demonstração da democracia em ação, no nosso valoroso municipio. É oportuno lembar aos nossos conterrêneos que as funções e atribuições básicas do vereador estão expressas na Constituição Federal (arts. 29, 29/A e 46), na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal. O Vereador é membro do poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira e da execução orçamentária, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, e ainda, o julgamento das contas apresentadas pelo prefeito e praticando atos de administração interna.

    Felizmente nos dias de hoje a população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar ruas , saneamento básico, atendimento médico, educação básica, é obrigação do Poder Executivo, do prefeito, cabendo ao Vereador indicar e fiscalizar, ressaltando-se, entretanto, que o Vereador tem a responsabilidade de aprovar as leis orçamentárias, momento em que poderá estabelecer políticas públicas que deverão ser cumpridas pelo Executivo.

    O Vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado estadual se desloca para a capital do Estado, e o Deputado Federal e o Senador ficam, em Brasília, devido à nossa posição geográfica, estamos mais pertos do Poder Federal, em relação ao Estado.

    Em virtude desta Proximidade com o povo, o Vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.

    É direito e dever dos cidadãos cobrar do vereador uma atitude de modo a representa-los com dignidade e competência, apresentando proposições e sugerindo medidas que visem os interesses coletivos, usando da palavra e das atitudes de autoridades constituídas em defesa do município e de seus habitantes.
    Por isso mesmo a entrevista é fato digno de nota.

    ResponderExcluir

Postar um comentário