Edição 66 – A Sabedoria de Deus no livro de SalmosChegou a mais nova Edição da Editora OBPC. Faça seu pedido!!!

“Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma
criança, não sei como conduzirme. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (1Rs 3.5, 7 e 9).
O texto acima descreve a tremenda experiência que Salomão, recém-empossado rei de Israel, recebeu de Deus, quando estava dormindo, e o pedido dele causou admiração em Deus (1Rs 3.10). Como resposta, o Senhor lhe prometeu o seguinte: “Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá” (1Rs 3.11, 12). Com exceção do salmo 103, que é um autodiálogo, todos os demais são orações, pregações ou canções. Mas sem exceção, todos eles são riquíssimos de princípios eternos, promessas, avisos e conselhos, admoestações e muita sabedoria de Deus. Os 150 salmos tem assunto para dezenas de livros, mas escolhemos para esta revista os mais lidos e estudados. Com certeza o amado leitor vai notar a falta de muitos (de sua predileção), mas é nosso compromisso continuar pesquisando e compondo novos estudos nesse livro maravilhoso das Escrituras, e, num futuro próximo lançarmos mais alguns para o deleite dos estudantes da Palavra de Deus. Com o título A Sabedoria de Deus – no livro dos Salmos, apresentaremos inúmeras pérolas que “garimpamos” neste tesouro que é o livro poético dos Salmos. Deus tem um caminho que podemos chamar de plano ou propósito que Ele mesmo estabeleceu para cada um de nós. Vejamos o texto bíblico, na versão inglesa (The New International Version- NIV), de onde extraímos essa verdade:“…He will instruct him in the way chosen for him” (Salmos 25.12). Cuja tradução é mais ou menos a seguinte:“… Ele (Deus) o instruirá no caminho que escolheu para ele”. Isso quer dizer que Deus escolhe o caminho que devemos andar, como o pai faz com seu filho pequeno (Pv 22.6), e quando seguimos fielmente por ele, o Senhor nos instrui, e no decorrer do tempo, vai alargando a nossa compreensão das coisas importantes da vida. Quem deseja adquirir sabedoria lê as Escrituras todo dia, além disso, está sempre clamando a Deus por isso, exatamente como a Bíblia aconselha (Tg 1.5). Sabedoria é algo muito precioso, com ela podemos extrair o máximo da vida, mas com o mínimo de erros ou desgaste possível. A sabedoria de Deus está ligada a prudência, simplicidade, bom senso, compreensão, disciplina, humildade e discrição, conhecimento, discernimento, juízo de valor e outras qualidades de caráter. Em outras palavras, quem possui sabedoria dada por Deus consegue viver uma vida de excelência, bem acima da média em todas as áreas. Portanto, é a sabedoria de Deus que faz toda a diferença quando surge um problema (ex: 1Rs 3.16-27), e nos apropriamos dela, em primeiro lugar, abrindo o coração para Deus – em arrependimento sincero – para recebermos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal (Pv 1.7 com Jo 1.12), em seguida aprofundamos a nossa espiritualidade em Deus (Fp 2.12), mantendo uma vida diária de estudo das Escrituras e de oração. Essa busca por sabedoria assemelhase a uma criança desesperada pelo leite materno (1Pe 2.2). Com o tempo perceberemos que o Senhor estará nos mostrando (Jr 33.3), ou revelando a sua Palavra, como resposta à nossa busca, e com isso, Ele vai renovando a nossa mente (Rm 12.2), a fim de pensarmos, sentirmos, falarmos e agirmos como Jesus. Bom estudo e pesquisa.Pastor Walter Bastos;
Diretor JUNECLIÇÃO 1 | Em Deus podemos confiar/ Salmo 3
LIÇÃO 2 | Do lamento ao regozijo/ Salmo 13
LIÇÃO 3 | Buscando a face de Deus/ Salmo 24 e 27
LIÇÃO 4 | Os passos do homem bom/ Salmo 37
LIÇÃO 5 | Três atitudes para vencer a ansiedade/ Salmo 62
LIÇÃO 6 | Coração sábio/ Salmo 90
LIÇÃO 7 | Em Deus estamos seguros/ Salmo 91
LIÇÃO 8 | Ações de graças/ Salmo 92
LIÇÃO 9 | Deus é a segurança da família/ Salmo 125
LIÇÃO 10 | Família edificada sobre a rocha/ Salmo 127
LIÇÃO 11 | Deus é fonte da verdadeira felicidade / Salmo 128
LIÇÃO 12 | Oração ousada/ Salmo 139
LIÇÃO 13 | Deus é digno de todo louvor/ Salmo 150
Maiores informações através do fone (11) 3675.2096 ou pelo email editora@conselhonacional.org.br

Comentários