Edição 69 - A Doutrina Bíblica da Cura Divina
Lançamento!! Lançamento!! Já está disponível a nova edição!!! Faça seu pedido
Edição 69 - A Doutrina Bíblica da Cura Divina |
“... e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai” (Mt 10.7, 8).
A cura divina, bem como o estudo sobre a oração, a fé, os dons espirituais e outros temas da vida cristã, são amplamente tratados na chamada teologia prática. A Bíblia nos ensina a orar como Deus deseja que oremos (ex: Lc 11.1- 13), e também ensina sobre a cura divina como um dos benefícios da Nova Aliança em Cristo Jesus (Ef 1.3). Na verdade, Deus deseja nos curar mais do que aspiramos ser curados por Ele (Mt 8.2, 3).
Assim que o Senhor tirou o povo de Israel do Egito fez a seguinte promessa para eles: “Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades. Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril; completarei o número dos teus dias” (Êx 23.25, 26). Mas antes disso, Ele já tinha dito pela boca de Moisés: “e disse: Se ouvires atento à voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara” (Êx 15.26). Essa foi a primeira vez que Deus se revelou, em toda a Bíblia, como o “Senhor que cura”.
Mas foi no curto ministério de Jesus Cristo que a cura divina ocorreu de maneira exponencial, inclusive, Mateus associou as curas e libertações operadas por Cristo à seguinte profecia: “Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mt 8.16, 17). A redenção no sangue de Jesus não foi apenas para perdoar os nossos pecados, mas também para sarar as nossas feridas e doenças (1Pe 2.24).
A doutrina bíblica da CURA DIVINA é um pequeno tratado teológico que traz o fundamento bíblico deste tema que não é apenas um “legado pentecostal”, mas uma bênção de Deus reservada à sua Igreja, sobretudo, como uma poderosa ferramenta de evangelização (At 5.12- 16). Cada lição aprofunda o assunto, de forma que o amado leitor se sentirá motivado a orar pelos outros com confiança e ousadia. Não é o homem que cura, mas Deus, por meio da sua oração, em nome de Jesus (At 4.30).
Como falamos antes, a cura divina foi dada por Deus desde o AT, por exemplo, como um benefício da aliança Dele com Israel, e foi praticada no ministério de inúmeros profetas (ex: Eliseu e a cura de Naamã: 2Rs 5.14) e, de reis como Ezequias (Is 38.1-5). Além disso, no AT, Deus usou profetas como Isaías para vaticinar sobre a cura divina como parte da redenção do homem (Is 53.4, 5; Jr 33.6), e que obteve amplo cumprimento em Cristo, o Messias de Israel (Mt 4.23; 9.35).
Mas esse ministério de curas e libertações não se restringia à missão de Jesus, pois, Ele próprio autorizou os seus fieis discípulos a fazer o mesmo em seu Nome (Mt 10.5-8; Lc 10.19). Depois de Pentecostes a Igreja expandiu extraordinariamente por meio da pregação do Evangelho, salvando milhares e milhares de pessoas, exatamente, porque Jesus Cristo salva, mas também cura e liberta os oprimidos do diabo (At 3.6-10; 14.8- 10). Na história da Igreja há incontáveis relatos de curas e milagres operados pelo poder do Espírito Santo de Deus, desde os dias apostólicos até os nossos dias; isso é só uma questão de fé: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios (...); se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16.17. 18).
Em meados do século XX, Deus varreu o mundo com um poderoso avivamento, entre os homens que Ele usou nesse período, destacamos a figura do Missionário Manoel de Melo, considerado
o maior evangelista brasileiro de todos os tempos. E isso em razão do poderoso ministério de curas e libertações que o Senhor Jesus lhe deu, e que somente a eternidade revelará o seu raio de alcance e o resultado para o reino de Deus em termos de pessoas curadas, libertas e principalmente salvas em o nome de Jesus de Nazaré.
Portanto, se unirmos o conhecimento da verdade bíblica sobre a cura divina a uma vida de consagração, teremos um ganhador de almas. Não esqueçamos que o Espírito Santo está conosco, e Ele mesmo nos ajudará nesse ministério tremendo (Rm 8.26), assim como ajudou o Senhor Jesus (At 10.38) e os santos apóstolos de Cristo (At 3.6 e 2.38, 39). Estude com dedicação esta revista, ore com perseverança e creia com todo o teu coração que é a vontade de Deus te usar para socorrer a tantos que sofrem sem esperança e salvação.
Pastor Walter Bastos;
Diretor JUNEC
Lição 01 | A doutrina bíblica da cura divina
Lição 02 | A cura divina no Antigo Testamento
Lição 03 | A cura divina no ministério de Jesus Cristo
Lição 04 | A cura divina na era apostólica
Lição 05 | Propósitos da cura divina
Lição 06 | Curai enfermos
Lição 07 | A cura e a vontade de Deus
Lição 08 | A cura divina através da fé e persistência
Lição 09 | A cura e a soberania de Deus
Lição 10 | A cura de doenças causadas por demônios
Lição 11 | A cura divina à distância
Lição 12 | Por que alguns não são curados?
Lição 13 | A fé que opera a cura divina
Comentários
Postar um comentário