Edição 71 - A Sabedoria de Deus nos Salmos. Vol. II

LANÇAMENTO! APROVEITE!
FAÇA JÁ SEU PEDIDO 11-36752096
EDITORA@CONSELHONACIONAL.ORG.BR


Edição 71 - A Sabedoria de Deus nos Salmos. Vol. II


“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Salmo 19.7).

Estudar o livro dos Salmos é prazeroso, e, vezes sem conta, deparamo-nos com situações vividas pelos autores que se assemelham em muito com a nossa, e é precisamente nessas horas que o nosso coração se enche de alegria, porque o Espírito Santo nos conforta, anima e revela a saída para vencermos as lutas de todo tipo (ex: Sl 13). Paulo afirma que sentia “prazer nas tribulações” (Rm 5.3), e mais a frente justifica isso dizendo, que a tribulação produz “experiência e esperança” (Rm 5.4). São essas experiências com Deus que nos permitem crescer (2Pe 3.18), amadurecer e adquirir sabedoria prática.

A nossa jornada nesse mundo, será muito mais proveitosa se aprendermos a absorver ou extrair das circunstancias da vida o máximo de lições espirituais possíveis. Deus deu a Salomão essa capacidade, e ele as registrou principalmente no livro de Eclesiastes e Provérbios. Alguém já disse a célebre frase: “Quem não aprende nada com as lutas, será sempre uma criança”.

Os dicionários do vernáculo dão uma definição muito simplória da palavra sabedoria e até mesmo vexatória (pelo conceito popular do termo). Mas diferente disso, o Dicionário Vine conceitua o termo sabedoria (derivado do hebraico: hokmãh – Êx 28.3) da seguinte forma: “é o conhecimento e a habilidade de fazer escolhas certas no momento oportuno. A consistência de fazer a escolha certa é indicação de maturidade e desenvolvimento” (Dicionário Vine; p. 271).

            Deus é a sabedoria em pessoa, ela simplesmente é parte da sua essência (Jó 9.4; 12.13; Sl 104). Mas a Bíblia diz que, Ele tem prazer em compartilhá-la conosco, ou melhor, com quem a deseja ardentemente (Tg 1.5; Pv 1.20). Na vida tudo é uma questão de escolhas, boas ou ruins, certas ou erradas, enfim, seremos ovacionados ou criticados por causa das nossas escolhas. Mas somente faremos a escolha correta se permitirmos Deus participar conosco dela. Se seguirmos seus conselhos, princípios, juízos e preceitos como bem afirma o salmista; vejamos: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos...” (Sl 119.98).

A Sabedoria de Deus nos Salmos – Vol. 2 é na verdade a sequencia do primeiro volume de estudos que lançamos anteriormente. São mais 13 salmos analisados com detalhes, a fim de extrair o máximo de princípios que podem tornar nossa vida melhor e em muitos aspectos. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, diz a Bíblia (Pv 1.7), então, o aprofundamento nesse temor ou reverência nos levará ao crescimento da sabedoria obviamente. Parece que era esse o caso do rei Davi, que em determinado momento da vida declarou ter apenas um desejo: “contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo” (Sl 27.4). De fato, é nessa profunda comunhão com Deus que aprendemos com Ele.

A Bíblia é um tesouro de sabedoria, uma fonte inesgotável de conselhos e orientações valiosas para a vida. É crível que os anjos de Deus participem conosco das celebrações ou cultos que oferecemos ao Senhor (Ef 3.10; 1Pe 1.12) com a finalidade de aprender um pouco mais da pessoa de Deus. Se tivéssemos semelhante postura, não perderíamos por nada as ministrações da Palavra de Deus. Deus não pode, de fato, ser conhecido na sua essência se Ele mesmo não “se deixar ser conhecido” (Is 29.13 e 14). Mas isso depende somente de quem o busca. Portanto, abra o seu coração, no estudo destes 13 salmos e permita ser trabalhado (mudado) pelo Espírito de Deus.

Pastor Walter Bastos;Diretor JUNEC

Lição 01 | A redenção do pecador/ Salmo 14
Lição 02 | O cidadão dos céus/ Salmo 15
Lição 03 | A resposta divina na hora da aflição/ Salmo 20
Lição 04 | Clamor no dia da angustia/ Salmo 120
Lição 05 | Deus é a nossa proteção/ Salmo 121
Lição 06 | Jerusalém a cidade do Grande Rei/ Salmo 122                        
Lição 07 | A dor do desprezo/ Salmo 123
Lição 08 | O Senhor, nosso Libertador/ Salmo 124
Lição 09 | Retrospectiva/ Salmo 126                  
Lição 10 | O perdão incondicional de Deus/ Salmo 130
Lição 11 | A bênção da união dos crentes em Cristo/ Salmo 133
Lição 12 | A bênção sobre os peregrinos/ Salmo 134
Lição 13 | Oração em meio ao desespero/ Salmo 142

Comentários