Editora JUNEC lança revista de edição 74 "Cartas do apostolo João"

EDIÇÃO 74 - CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO




APRESENTAÇÃO

Lição 01 | Jesus, a palavra que se tornou carne          Lição 02 | A gloriosa natureza dos filhos de Deus
Lição 03 | Jesus, o nosso Advogado
Lição 04 | O amor de Deus: o distintivo do cristão
Lição 05 | Afastamento do mundo: condição essencial para agradar a Deus
Lição 06 | A mentira e seus agentes
Lição 07 | A natureza espiritual dos filhos de Deus
Lição 08 | A sutileza do engano e seus efeitos funestos
Lição 09 | A manifestação do amor de Deus através da vida regenerada       Lição 10 | A fé em Jesus e seus gloriosos resultados
Lição 11 | O poder da oração na vida cristã
Lição 12 | As vias para a saúde da Igreja
Lição 13 | Os líderes da Igreja são servos do Senhor

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os
pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

O texto supra poderia ser o versículo-chave para representar todas às três cartas do apóstolo João, claro que, há outros muito concorridos (ex: 2Jo 1.6; 3Jo 1.4) e igualmente maravilhosos, porém, quando João fala do perdão de Deus, fala também do Seu amor e justiça. Por meio do perdão nós experimentamos o amor divino e nos tornamos capazes de amar os nossos semelhantes (veja: 1Jo 3.16-18).

            João é o apóstolo do amor, pois desde o tempo do seu discipulado com Jesus, ele já era identificado com o amor de uma forma muito especial (ex: Jo 13.23; 19.26). Seja como for, João é um dos escritores do NT a quem Deus mais usou para tratar deste tema da vida cristã (Jo 13.34, 35; 1Jo 4.7-21). Além de escrever as três epístolas universais, como são conhecidas, João também escreveu o quarto evangelho (também conhecido como Evangelho do Filho de Deus) e o livro do Apocalipse (Ap 1.1).

            Jesus Cristo teve muitos discípulos (Lc 10.1), destes, havia um grupo seleto que mais tarde foram denominados “os doze” (Lc 9.1), e entre eles o Mestre mentoreou, digamos assim, três, ou seja, Pedro, Tiago e João (Mt 17.1). Segundo a tradição da Igreja, João foi o último dos apóstolos a morrer e a mesma fonte, informa-nos que ele morreu em avançada idade.

            Louvamos a Deus pela vida do pastor Samuel Suana que se debruçou sobre a Bíblia por muitas semanas, a fim de escrever a presente revista, sobretudo, pelas belíssimas lições que o Espírito de Deus o iluminou a compor. Em suas próprias palavras, o pastor Samuel, relata que as cartas do apóstolo João possuem preciosas lições que devem ser valorizadas nesse momento da Igreja. Como já foi dito, a sua ênfase principal foi o amor. João acreditava que a prática dessa virtude estabelecia o diferencial na Igreja. Ele também atrelou a esse aspecto da fé cristã outros temas relevantes que contribuíram para que a Igreja estivesse mais próxima de Jesus e alicerçada no propósito divino. João falou da Verdade; alertou contra os falsos mestres; reafirmou a divindade do Senhor Jesus e motivou a Igreja a viver a verdadeira espiritualidade.

Em Cartas do apóstolo João – Um chamado ao compromisso com a verdade, o amor e o serviço, o pastor Samuel objetiva despertar os leitores e estudiosos das Escrituras a viver mais intensamente o amor de Deus no seu dia a dia, de maneira real e prática, como João alerta nos seguintes termos: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1Jo 3.18). Além do tema do amor, a presente revista trata forte do combate aos falsos ensinos, que alias, são muito correntes em nosso tempo, mais do que em qualquer geração da Igreja (1Tm 4.1).

O estudo sistemático ou expositivo das Escrituras é de longe o mais produtivo de todos os outros métodos. Portanto, prezado aluno, aproveite cada palavra, conceito e temas da doutrina cristã, explanadas nas 13 lições que se segue. Esta revista é o tipo de literatura que não pode ser descartada, digamos assim, depois que terminar o trimestre de estudos, mas deve estar ao lado de comentários bíblicos que mantemos nas nossas bibliotecas, pois o pastor Samuel percorreu cada um dos capítulos e assuntos das três epístolas de João, a fim de extrair o máximo de lições e aplicações para a vida cristã. O que quero dizer, é que os estudos aqui apresentados também servem como base para futuras pesquisas na preparação de novos estudos e sermões.

Então bom estudo e pesquisa.
Pastor Walter Bastos;

Diretor JUNEC

Comentários