Secretaria de Saúde trabalha campanha "Julho Amarelo"

Secretaria de Saúde trabalha campanha "Julho Amarelo"
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, abordou a campanha "Julho Amarelo" definido como o mês de conscientização das Hepatites Virais.
Em São João da Serra estão disponíveis nos órgãos públicos kits contendo máscaras, informativo sobre Hepatites Virais e preservativos para serem distribuídos aos homens.
Este mês é de conscientização e prevenção às hepatites virais. A Organização Mundial da Saúde instituiu 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e, no Brasil, uma lei federal estabeleceu o “Julho Amarelo” para reforçar as ações de vigilância, precaução e controle dessas enfermidades. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), 340 casos foram notificados no Distrito Federal no ano passado.
As hepatites virais são doenças que atacam principalmente o fígado e, inicialmente, apresentam poucos sintomas, sendo chamadas de enfermidades “silenciosas”. Por conta disso, pessoas infectadas podem apresentar problemas de saúde antes de ter a doença detectada. Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando à cirrose ou ao câncer de fígado.
“As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificadas por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no Distrito Federal e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas que levem à redução do número de casos da doença”, ressalta Beatriz Maciel, gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES.













Comentários