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Escola reforça preparação de estudantes para Olimpíada de Língua Portuguesa

 Com muitas aulas acontecendo no formato remoto na rede pública estadual de educação, as escolas piauienses realizam adaptações para executar as atividades […]

Com muitas aulas acontecendo no formato remoto na rede pública estadual de educação, as escolas piauienses realizam adaptações para executar as atividades da OLP – Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” com seus estudantes. De forma remota, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença, em Teresina, buscou reforçar a preparação dos estudantes que irão participar da 7ª edição da Olimpíada.

A escola, neste primeiro momento, organizou um encontro virtual com os estudantes tendo como tema “Introdução ao Artigo de Opinião”, destinado aos participantes desta categoria. Para ensinar mecanismos de coesão e coerência no introdutório, o professor Adonias Freitas ministrou a palestra aos estudantes nesta segunda-feira (21) por meio da plataforma virtual Google Meet.

No encontro destinado aos estudantes do 3º ano do ensino médio, o professor Adonias Freire apresentou estratégias para que os alunos tenham entendimento para se posicionar, levantar temas associado a sua realidade, exigida pela OLP.

“Partimos do entendimento de como a realidade local na qual os estudantes vivem pode servir como ponto de partida para esta produção textual da OLP, uma vez que a temática pede esta reflexão. Foi muito satisfatório, eles interagiram, tiraram dúvidas sobre as técnicas de produção do gênero, sobre os assuntos e fatos que poderiam virar temas, trouxemos textos de finalista anteriores, relatos de fatos, e técnicas que podem ser apresentadas segundo os critérios exigidos na produção do gênero”, detalhou o professor de língua portuguesa.

A Olimpíada destaca a temática “O lugar onde vivo”, como abordagem para que os textos propostos devem resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade na qual os alunos participam. As produções envolvem os gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.

Considerando as escolas das redes municipal, federal e estadual, o Piauí possui 5.440 (cinco mil e quatrocentos e quarenta) estudantes inscritos na edição. Entre as categorias com maior número de participantes destacam-se as Memórias Literárias, com 1. 727 inscritos.

Novidades

Entre as novidades da edição 2021, estará a documentação de todo o processo de produção dos textos pelos participantes. O(a) professor (a) deve redigir um Relato de prática descrevendo como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Além disso, junto com os alunos e alunas, deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, etc).

Seguindo o calendário de atividades de 22 de fevereiro a 05 de agosto, os professores(as) realizam as atividades com toda a turma, escrevem o relato de prática e organizam os registros do trabalho desenvolvido. Posteriormente, as produções seguirão para as Comissões Julgadoras nas etapas escolar, municipal, estadual e nacional.

O evento de premiação com a revelação dos(as) professores(as) e turmas vencedores(as) acontece em 10 de dezembro de 2021.

Podem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, concorrendo nos gêneros conforme o ano ou série da turma. Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio.

Repórter: Willame Lucas

Fonte:CCOM


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