Foto:Ismália Freitas |
Deputada estadual de primeiro mandato, Bárbara do Firmino, filha do ex-prefeito Firmino Filho e da ex- deputada Lucy Soares, concede entrevista à Folhasanjoense, onde fala sobre sua experiência na Assembleia Legislativa, das influências que recebeu do pai e também da sua decisão de apoiar a pré-candidatura do deputado Fábio Novo para prefeito de Teresina em 2024.
"Nosso apoio a pré-candidatura do deputado Fábio Novo se deu por acreditar em seu projeto de reconstrução e inovação para nossa amada Teresina. Ele vai ter meu trabalho incondicional para ouvir e propor melhorais para Teresina", disse a deputada. Confira a entrevista.
Folhasanjoense – Qual sua avalição de sua experiência como primeiro ano de mandato?
Bárbara do Firmino: Tem sido uma experiência de muito aprendizado e muita luta. Iniciamos nosso mandato procurando cumprir nossas propostas de campanha. Para isso, protocolamos vários Projetos de Lei, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de fortalecer nossa juventude, procurando dar oportunidade de educação e trabalho. Outro trabalho muito importante que realizamos neste primeiro ano, foi a fiscalização em várias instituições de saúde. Como médica, sei das melhorais que precisam ser feitas no atendimento de saúde para nossa população. Com as fiscalizações procurarmos parabenizar o que está funcionando bem e mostrar o que precisa melhorar. E assim vamos trabalhando pelo melhor do nosso Piauí.
Folhasanjoense – Quais os principais projetos aprovados pela senhora nesse primeiro ano?
Bárbara do Firmino: Nesse nosso primeiro ano de trabalho protocolamos em torno de 30 Projetos de Lei envolvendo matéria de interesse público para nossos jovens, mulheres, para as pessoas com deficiência, na área de turismo, de saúde e saúde mental. Entre esses projetos, destaco o Programa Jovem Mais, que propõem a contratação de jovens em eventos, projetos esportivos e culturais, que contem com benefício fiscal concedido pelo Governo do Estado do Piauí; e o Projeto que Instituiu o Selo Empresa Sem Assédio no âmbito do Estado do Piauí, que busca a construção de promover boas práticas no ambiente de trabalho para o fomento da segurança das mulheres. O governador Rafael Fonteles acreditou em nosso trabalho e sancionou esses projetos tão importantes para jovens e mulheres. E assim, com essa garra, que pretendemos continuar nosso trabalho pelo Piauí.
Folhasanjoense – De que forma a atuação de seu pai influência em sua carreira política?
Bárbara do Firmino: O prefeito Firmino Filho sempre foi uma pessoa muito afetuosa. Ele foi e continua a ser um exemplo. Nossa convivência sempre envolveu muita conversa e respeito. Ele gostava de educar através do exemplo. Costumo dizer que não existia diferença entre a conduta de Firmino no trabalho e em casa. Seus dias eram pautados pela responsabilidade e pela paciência de construir caminhos que levassem em consideração o melhor para todos. Acredito que essa é a grande influência de Firmino na minha vida, com ele aprendi a importância de saber ouvir para entender o que as pessoas precisam.
Folhasanjoense – A sua mãe apoia essa mudança de apoiar o deputado Fábio Novo?
Bárbara do Firmino: Nossa família sempre foi muito unida. Com a partida do meu pai, o Prefeito Firmino Filho, essa união só se fortaleceu. E minha mãe tem sido uma fonte de apoio para nossas decisões. Sempre conversamos, discutimos os cenários políticos e a escutamos com muita atenção, por toda sua experiência e em respeito a toda a caminhada que minha mãe trilhou junto ao meu pai.
Folhasanjoense – A senhora vai lutar por uma vaga de vice-prefeita?
Bárbara do Firmino: Nosso apoio a pré-candidatura do deputado Fábio Novo se deu por acreditar em seu projeto de reconstrução e inovação para nossa amada Teresina. Ele vai ter meu trabalho incondicional para ouvir e propor melhorais para Teresina. Nesse trabalho, temos que envolver de forma democrática o maior número de partidos e lideranças políticas. Por isso, acreditamos que ele pode, diante desse projeto maior, compor a chapa com lideranças que somem ainda mais com nosso projeto.
Folhasanjoense – Qual sua avalição da repercussão do seu grupo político com a decisão da senhora em apoiar Fábio Novo?
Bárbara do Firmino: Nossa decisão foi tomada com responsabilidade em busca do melhor para Teresina. Em toda essa nossa trajetória, buscamos dialogar com os líderes que compunham a base da oposição. No entanto não tivemos êxito e percebemos que o projeto era muito mais pessoal do que coletivo, ou seja, deixava de lado o coletivo para Teresina. Acreditamos que o grupo Bárbara do Firmino segue unido e vai trabalhar pela pré-candidatura de Fábio Novo. Acreditamos que o deputado Fábio tem requisitos que sempre forma defendidos pelo Prefeito Firmino Filho, que são a inovação, a busca por uma gestão eficiente e, assim, melhorar a vida das pessoas.
Folhasanjoense – A senhora é deputada com boa base e conhecimento em Teresina, como a senhora pretende trabalhar e ampliar suas bases no interior?
Bárbara do Firmino: Em nossa campanha no ano de 2022 andamos por todas as regiões do Piauí. Conhecemos a realidade, ouvimos nosso povo e temos lutado na Assembleia Legislativa para que as dificuldades sejam vencidas todos os dias. Acho que o nosso trabalho pelo povo e pelo Piauí será nossa forma de contribuir para seu crescimento e desenvolvimento.
Folhasanjoense – Deputada, de suas andanças pelo Piauí no este estado mais surpreende?
Bárbara do Firmino: Como disse o poeta Euclides da Cunha: “O nordestino é, antes de tudo, um forte”. Assinamos em baixo. O povo do Piauí é alegre e, principalmente, firme para enfrentar os desafios que o nosso estado ainda possui. Acredito que vamos caminhando em direção ao futuro por termos um povo que precisa e quer ter desenvolvimento para bem viver.
Folhasanjoense – Qual analise de Teresina antes, atual e como espera ver posterior?
Bárbara do Firmino: Teresina é uma capital que cresceu de forma rápida nos últimos 30 anos. A população de todo o nosso estado viu e vê em Teresina a possibilidade de buscar um futuro melhor por meio do acesso à educação e aos serviços de saúde, por exemplo. Com esse crescimento, a poder público cumpriu sua obrigação em garantir que a população tivesse seus direitos garantidos. Infelizmente, hoje, pela atuação desastrosa da atual gestão municipal é retomar uma atuação pública de qualidade e reconstruímos a rede de educação como a melhor entre as capitais do Brasil, prestar o atendimento de saúde digo e, principalmente, são necessárias soluções para os desafios da mobilidade urbana e a garantia de infraestrutura por toda cidade. Infelizmente, nossa cidade passa por sérios problemas na área de transporte público e a atual gestão não mostrou soluções. Então, é urgente a tomada de decisões em prol do melhor para a população, assim como a busca por recursos junto ao poder estadual e federal para que possamos agilizar as mudanças que os setores de transporte e infraestrutura precisam.
Deputada, muito obrigado e desejo êxito em suas missões.
Comentários
Postar um comentário