Na manhã dessa quinta -feira, 25, foi realizado na Câmara Municipal capacitação abordando Fluxo de Atendimento às Vítimas do Trabalho Escravo no Piauí.
Com um olhar voltado para entregar de volta a dignidade humana às pessoas vítimas do trabalho escravo contemporâneo, o programa " Trabalhador Resgatado ao Trabalho Digno" leva às comunidades representada por suas entidades civis e não governamentais, uma forma de combater, dando lhe uma oportunidade de inserimento no mercado de trabalho, com direitos garantidos.
Para tal, foi citado pelos palestrantes vários exemplos de analogia a escravidão, com ações efetivas desfechos satisfatórios.
Um ponto bem comum, são ofertas de serviços atraentes, onde cidadão precisa de uma renda que não consegue em sua cidade, que uma vez atraído pelo anúncio encontra uma realidade cruel, desumana e insalubre, com condições precárias para dormidas e comidas, sem contar o endividamento imposto pelo patrão prendendo de vez a pessoa a tal situação.
Infelizmente casos assim, estão em todo o território nacional, mas que não se pode aceitar como normal, onde devemos nos sentir incomodados e denunciar as entidades competentes.
Diante disso, a Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Ministério Público do Trabalho, Governo do Piauí, FETAG, dentre outros traz a capacitação que conscientiza e dá diretrizes para trabalhar sua eliminação.
Propondo soluções por meio de interações em comitês municipais, envolvendo todos setores da sociedade, no planejamento de projetos e ações que venha surtir efeitos positivos, errradicando esse mal que ainda persiste no atual momento.
A Prefeitura Municipal abraça a causa, onde a secretária Adriana Manú, que representou prefeito da cidade, relatou casos de escravidão que aconteceram, enalteceu o encontro com pontuação de suma importância para a cidade.
Comentários
Postar um comentário