Em 2026, a cidade de Floriano, no interior do Piauí, se prepara para vivenciar uma edição histórica da Paixão de Cristo, um dos maiores e mais emocionantes espetáculos religiosos a céu aberto do Brasil. Em sua 31ª edição, o evento promete emocionar o público com uma montagem ainda mais grandiosa, recheada de fé, arte e, claro, muito talento. A encenação acontecerá nos dias 04 e 05 de abril de 2026, a partir das 20h, no imponente Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano. A entrada é franca, permitindo que fiéis e amantes da cultura assistam gratuitamente à reconstituição dos últimos três anos de vida de Jesus Cristo, do Batismo à Ressurreição.
IMPORTÂNCIA CULTURAL DA PAIXÃO DE CRISTO DE FLORIANO
A Paixão de Cristo de Floriano nasceu em 1996, com a proposta do ator e diretor César Crispim de revitalizar as tradicionais encenações religiosas utilizando as linguagens cênicas contemporâneas. Com a realização do grupo de teatro Escândalo Legalizado, que ministrou oficinas e seminários para formar o elenco, o espetáculo foi realizado pela primeira vez naquele ano e conquistou a cidade. A partir de então, a encenação se espalhou para mais de 63 cidades do interior do Piauí, e também em outros estados, como Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.
A principal inovação foi a construção do Teatro Cidade Cenográfica, em 2001, com o objetivo de dar ainda mais grandiosidade à encenação. O teatro foi erguido de forma ousada e coletiva, em um espaço com 55.000 m² de área, imitando os cenários de Jerusalém, no ano 33 d.C. Desde então, o teatro tornou-se o palco oficial do evento, contribuindo para que o espetáculo se tornasse um dos maiores do país, reconhecido internacionalmente.
Com um público que se aproxima de milhares de visitantes a cada edição, a Paixão de Cristo de Floriano não é apenas um evento religioso, mas também um potente motor de turismo e desenvolvimento local, gerando empregos, movimentando a economia e oferecendo oportunidades culturais para a cidade e a região.
"A Paixão de Cristo" promete ser uma experiência única e inesquecível, não apenas pela grandiosidade de seus nomes no elenco, mas também pela força e impacto cultural que o espetáculo representa para o Piauí e para o Brasil. Com a junção de talentos locais e nacionais, a peça traz à tona uma das histórias mais emblemáticas da humanidade, celebrando a fé, a arte e a cultura de um povo que, por meio do teatro, consegue transformar a realidade.
Venha viver uma experiência única de fé, arte e emoção no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, e celebrar com a comunidade local e convidados especiais os 31 anos da Paixão de Cristo.
O ELENCO ESTRELA DA EDIÇÃO 2026
Para a celebração de seus 31 anos, a Paixão de Cristo de Floriano contará com um elenco repleto de estrelas consagradas da dramaturgia nacional, que trarão mais brilho e profundidade para a história de Jesus Cristo. A seguir, apresentamos os principais artistas convidados e os papéis que interpretarão na encenação:
Miguel Rômulo, (Jesus) com quase 20 anos atuando na Rede Globo, a maior emissora do país, fez sua estreia na teledramaturgia na novela Coração de Estudante (2002). Desde então, ele emendou um sucesso após o outro. Participou de Celebridade (2003), Senhora do Destino (2004) e Pé na Jaca (2006), A Favorita (2008), Joia Rara (2013), Orgulho e Paixão (2018). Atualmente está na novela Êta Mundo Melhor! sucesso de audiência.
Gaúcha de Porto Alegre, Silvia Pfeifer (Maria) viveu a maior parte da sua vida no Rio de Janeiro. Tornou-se top model internacional aos 19 anos. Estreou na TV protagonizando a minissérie da Rede Globo Boca do Lixo (1990), depois brilhou em Rei do Gado (1996). No cinema, atuou em Não Quero Falar Sobre Isso Agora. Seus últimos trabalhos foram: Totalmente Demais (2015), Ouro Verde (2017), Topíssima (2019), Reis (2022) na Rede Record.
Eriberto Leão (Pilatos) é ator e cantor brasileiro. Estreou na TV em 1996 na novela Antônio dos Milagres. Entre seus principais trabalhos estão Sandy & Junior (1999), Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009), Insensato Coração (2011), Amor à Vida (2014), Êta Mundo Bom! (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017), Ilha de Ferro (2019) e O Sétimo Guardião (2019). Atualmente está no elenco de Êta Mundo Melhor! (2025).
Neusa Borges (Herodiades) é uma atriz e cantora brasileira. Artista profícua, é reconhecida como uma das maiores atrizes do país e uma das expoentes da cultura afro-brasileira. Borges é ganhadora de vários prêmios, incluindo um APCA, um Prêmio Contigo! de TV e um Troféu Kikito do prestigiado Festival de Gramado, além de ter sido indicada a um Prêmio Qualidade Brasil. Participou de dezenas de novelas, filmes e espetáculos de teatro.
Felipe Roque (Caifaz) começou a estudar Engenharia Civil na faculdade, depois formou-se pela Casa de Dramaturgia Carioca. Em 2005 começou a carreira como modelo, morando em Milão. Em 2016 foi o protagonista da vigésima quarta temporada do seriado Malhação, voltado ao público jovem, interpretando o jogador de vôlei Gabriel. Em 2018 assinou contrato com a Record e viveu o soldado Caius na novela Jesus.
Rodrigo Silva é ator florianense, tendo participado de dezenas de edições da Paixão de Cristo, em Floriano/PI, e de outros espetáculos. Também participou de montagens na Cia. Os Tais do Teatro e Kolob Cia. Artística. É um dos maiores atores profissionais, sendo destaque no cenário artístico piauienses.
O ELENCO LOCAL: CORAÇÃO DA ENCENAÇÃO
Além dos grandes nomes nacionais, a encenação da Paixão de Cristo de Floriano sempre contou com a contribuição inestimável dos artistas locais, que, ao longo dos anos, tornaram-se parte essencial dessa história de sucesso. Nesta edição especial de 2026, o evento contará com a participação de mais de 400 artistas locais, entre atores, figurantes e equipe técnica. Eles são os pilares que sustentam o evento e garantem que ele seja uma verdadeira manifestação da cultura piauiense. Alguns dos principais nomes do elenco local e os papéis que interpretarão são:
Rodrigo Silva – Herodes
Harleandra Greyek – Cláudia
Luiz Filipe – Lúcio Catano
Thaynara Rodrigues – Salomé
Tarso Tapety – Diabo
Ednilson Henrique – João Batista
Diogo Filipe – Thiago Maior
Edinaldo Junior – André
Orlando Sousa – Pedro
Maycon Santiago – João
Marcos Antônio – Tadeu
Breno Neiva – Matheus
Rian Nunes – Simão
Carlos Henrique – Bartolomeu
Eduardo Nunes – Tomé
Joaquim Medrade – Judas
Ualisson Oliveira – Felipe
Raul Dias – Thiago Menor
Beatriz Martins – Madalena
Gilvan Soares – Fariseu 1
Luann Miranda – Fariseu 2
Francisco Ribeiro – Fariseu 3
Edson Ferreira – Fariseu 4
Markos Douglas – Fariseu 5
Odivânia Oliveira – Verônica
Gabriela Lira – Mulher Hemorrágica
Iraci Costa – Cega
Deborah Sousa – Aleijada
Barbara Fernanda – Menina Ressuscitada
Douraci Fernandes – Jairo
Francilene Soares – Mulher Batizada e Testemunha
Conceição Borges – Negação de Pedro 1
Marlene Torres – Negação de Pedro 2
Socorro Araújo – Negação de Pedro 3
Renilton Araújo – Soldado 1
Joaquim Sousa – Soldado 2
Ítalo Gabriel – Centurião
Comentários
Postar um comentário