![]() |
| Foto:Roberta Aline / MDS |
Além de aliviar o custo do gás, o Programa Gás do Povo integra políticas públicas para fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos como saúde e segurança alimentar. Ao oferecer o botijão gratuito, o Programa busca reduzir a dependência de combustíveis alternativos prejudiciais, como a lenha, e assim melhorar a qualidade de vida, especialmente de mulheres e crianças, que são as mais expostas aos riscos da poluição domiciliar e acidentes.
Quem tem direito?
Para ter direito ao Programa Gás do Povo, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), com registro atualizado há pelo menos 24 meses, e possuir renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo. O Programa prioriza famílias beneficiárias do Bolsa Família e aquelas com duas ou mais pessoas em sua composição. É fundamental que o Responsável Familiar mantenha o CPF regularizado e atualizado no CadÚnico.
Como Receber?
Em primeiro lugar, é preciso que a família atenda aos critérios de elegibilidade e esteja com o CadÚnico atualizado. A seleção das famílias é feita de forma automatizada. Uma vez selecionada, a família receberá um vale para a recarga gratuita do botijão de gás, que poderá ser utilizado nas revendas credenciadas.
A retirada do botijão pode ser feita de três formas:Cartão Bancário do Bolsa Família (com chip);
Cartão de Débito da CAIXA;
Via CPF do beneficiário e código de validação no celular;
Fonte:MDS


Comentários
Postar um comentário